Acerca da Escola ASAS

A Escola Profissional de Agentes de Serviço e Apoio Social foi criada, ao abrigo do Decreto-Lei nº 26/89, por Contrato-Programa assinado com o Ministério da Educação – GETAP – em 17/10/1991.


ENTIDADE PROMOTORA:

A Entidade Promotora da Escola Profissional de Agentes de Serviço e Apoio Social foi a Obra de Santa Zita (OSZ).

PRINCIPIOS ORIENTADORES

1 -A Escola ASAS orienta-se e orienta a sua acção pelos princípios fundamentais definidos na Declaração Universal dos Direitos do Homem, pela Doutrina e Moral Cristã Católica nomeadamente no que respeita à concepção, dignidade, direitos e deveres da pessoa e da família, pelo seu Ideário e demais princípios constantes do Projecto Educativo Global.
2 -A Escola respeita a liberdade de consciência de cada pessoa, não abdicando, porém, de proporcionar aos seus utentes e pessoal, uma adequada formação integral, de base cristã e exigir, dentro da esfera da sua acção, a todos os intervenientes no processo educativo, uma conduta que esteja de acordo com estes mesmos princípios.

METODOLOGIAS

A Escola aposta em metodologias activas, assentes na iniciativa e responsabilização pessoal, a par com meios de ajuda que sirvam de rampas de lançamento ou apoios no percurso educativo.
Destas metodologias, destacamos:

- As tradicionais Semanas de Integração;
- Os Projectos Pessoais de Aprendizagem e os Projectos de Turma;
- Os Macro-módulos;
- O envolvimento e interacção com a Comunidade alargada;
- Os Estágios e Projectos institucionais e Projectos de Aptidão Profissional (PAP).

PROJECTO EDUCATIVO

1.1 -Razão de ser
O projecto educativo da Escola de Agentes de Serviço e Apoio Social é o documento-base que fundamenta, integra e expressa a sua vida e acção, a magna-carta que defende e promove os seus princípios, valores e ideais, o cartão de visita com que apresenta a sua identidade e características.
1.2 - Pressupostos e Características
- O projecto caracteriza-se pela abertura à mudança, à criatividade e à inovação, em ordem a uma actualização e aperfeiçoamento contínuos.
- Pressupõe também conceitos, ideais e valores permanentes que garantam a singularidade, estabilidade e integração do ser humano e a sua projecção em segurança, no devir e no agir em contexto pessoal e social.
- O Projecto Educativo faz assentar toda a sua estrutura de base, em princípios, objectivos e normas fundamentais, expressos em vários instrumentos de orientação e aplicação prática, entre os quais o Ideário (em anexo) e os Regulamentos, geral e específicos, respectivos.